terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Significado da Iniciação Sinistra: Uma perspectiva de Iniciados.

Ordem dos Nove Ângulos
 Tradução: AShTarot Cognatus
De "OTONEN – Um guia para o estágio de iniciado"
© ONA and Vindex Press 1989, 1999.



O caminho sinistro

Para muitos não-iniciados e infelizmente iniciados (talvez uma indicação do estado atual do próprio 'mundo ocultista'), é geralmente mal compreendido que a realização de um rito de iniciação irá trazer uma mudança psíquica, isso é mágicka, imediata. Entretanto, a experiencia prática revela que esse não é o caso. Claro que há exceções para essa 'regra'. Em que uma mudança psíquica imediata é notada no individuo; isso ocorre devido a intensidade do rito de iniciação. Mas se tais mudanças tem um efeito duradouro é outra questão, sendo que tais mudanças imediatas irão vagarosamente evaporar com o passar do tempo. Outra exceção é que apesar de não haver uma mudança real ou genuína, o iniciado irá ser presa de uma de muitas delusões do abismo e acreditar que uma mudança ocorreu contra todas os indícios que dizem o contrário (ver manuscrito "O Ego oculto enganador"). Portanto, apesar de uma mudança imediata dentro do iniciado ser possível, uma abordagem natural e mais equilibrada é perceber a iniciação como um processo. Pode ser - e geralmente é - psiquicamente desejável o inicio do processo ser simbolizado por uma forma externa de um ritual de iniciação (seja hermético ou cerimonial).

Pelo caminho sinistro septenário esses ritos de iniciação (de uma maneira, todos os rituais envolvidos durante os vários estágios do caminho sinistro são eles próprios ritos de iniciação) são tem o interesse primário em presenciar da escuridão ou o componente acausal da psique no mundo consciente, do iniciado. Isso permite a consciência do iniciado - enquanto ele ou ela progride vagarosamente pelo caminho - desenvolver de um não-iniciado (ou seja, onde o individuo é largamente controlado por desejos inconscientes e impulsos) para aquele de um iniciado (onde o satanista começa a compreender e interagir conscientemente com esses componentes inconscientes anteriores) e então para o estágio de adepto onde essas energias são conscientemente entendidas permitindo um certo equilíbrio ser alcançado entre causal e acausal.

O caminho do iniciado

Enquanto cada novo iniciado progride no caminho sinistro, é esperado que insights individuais serão adicionados a tradição como um todo (os herdeiros da tradição somando de maneira significante). Quer isso aconteça ou não, é realmente dependente do iniciado e qualidade de seu contato com a tradição sinistra. Se o caminho é seguido genuinamente, isso é, se o sinistro está sendo buscado ativamente durante a vida diária do iniciado (tal busca sendo um ato continuo, e portanto um desenvolvimento da vontade individual), transformação oculta genuína irá começar a ocorrer. Com essa transformação, é possível que variações de alguns rituais sinistros irão surgir onde o iniciado descobre um método poderoso de manifestar o acausal durante o rito.

Os rituais de interesse primário para o iniciado são os caminhos obscuros e os trabalhos sinistros. Além desses rituais - que já irá, começar a dominar a consciência dos iniciados, se seguidos continuamente - há os cantos das esferas individuais a serem aprendidos, o realizar do treino físico, o estudo e prática do jogo estelar, o estudo dos textos da ordem e correspondências, a verificação dos incensos e adquirir implementos específicos para o futuro templo. Relacionado a esse ultimo aspecto, por realizar tais ações, essas ações em si mesmas irão ou podem (dependendo do destino individual) ajudar a manifestar ou criação do templo sinistro. Isso é, ao adquirir ou fazer itens que são especificamente para o templo sinistro, a realidade do (futuro) templo está se tornando presenciado na vida causal do iniciado.

Um desenvolvimento em relação as orientações anteriores da Ordem, um novo método de desenvolvimento do iniciado recomenda que o iniciado inicie com os próprios caminhos obscuros (ao invés dos trabalhos sinistros da esfera). O objetivo é invocar um Deus Obscuro por semana, meditando cada noite, guiando ao ritual por não menos que quinze minutos no respectivo sigilo, enquanto vagarosamente repedindo o nome do Deus Obscuro ou palavra de poder. Combinado com isso, o iniciado deve procurar reduzir o sono e comida até a noite do ritual enquanto localiza o incenso planetário respectivo (tirado da casca da respectiva árvore) e queimar isso, durante o ritual. Uma vez que todos os caminhos obscuros foram experimentados, o iniciado poderá então realizar os trabalhos sinistros, executando as meditações noturnas. Seguir o caminho sinistro dessa maneira, implica que o iniciado já re-criou ou fez consciente a árvore de Wyrd dentro dele, por invocar conscientemente os arquétipos que estão sendo desenvolvidos nas próprias meditações das esferas.

Tarefas dos iniciados: outros aspectos.

Além dos rituais primários que são requeridos para completar a iniciação sinistra, é recomendado que o iniciado adquira - ou  contrate um joalheiro para manufaturar - uma peça relevante de joalheria para ser usada (um anel de quartzo para homens, colar de quartzo para as mulheres). O usar de tal item de joalheria estimula ainda mais a percepção do iniciado que ele ou ela é um membro de uma tradição, que é ainda mais importante e potente que o francamente patético passatempo que muitas pessoas tomam como um interesse ou hobby. Esse anel ou colar se torna para o iniciado uma 'marca de Satan', um simbolo da busca do iniciado e uma lembrete constante do sinistro na vida do iniciado, que o iniciado está constantemente atento que ele ou ela está usando um simbolo externo - que outros possam ver - de sua busca sinistra.

Quando todos os diferentes fatores e tarefas da iniciação sinistra são combinados, a entrada do iniciado no sinistro se torna uma força muito potente, uma que é ativa (por virtude do fato que o iniciado está constantemente realizando ou tornando real o sinistro na sua vida).

A prática dos cantos é, como mencionado anteriormente, uma tarefa posterior do caminho sinistro. Apesar disso não ter que ser realizado necessariamente durante o estágio de iniciado, é recomendado começar a aprender isso, uma vez que o grau irmão ou irmã declarado é alcançado. Por virtude do fato que um numero de cantos que serão necessários serem aprendidos para usar durante os rituais cerimoniais sinistros, é recomendado que o Diabolus seja o primeiro canto a ser aprendido. Além disso, os cantos das esferas são provavelmente o próximo mais importante (o canto Agios Lucifer sendo o ideal para começar) uma vez que eles providenciam a fundação para vários rituais e pode ser - e tem sido - usado durante as invocações dos caminhos obscuros.

Existem claro, outras tarefas que são sugeridas, algumas novas e alguns aspectos mais tradicionais. Uma das tarefas mais antigas e secretas para o iniciado sinistro é ganhar algumas hóstias de um lugar nazareno de adoração e profana-las tanto durante ou após o rito de iniciação. Se alguém está procurando se juntar a um templo existente, será necessário ter conseguido isso antes da iniciação, para uso durante a iniciação, tal aquisição provando o valor do candidato.

Uma adição mais recente a tradição é que enquanto o iniciado estiver executando os caminhos obscuros, ele ou ela desenham uma árvore da Wyrd no seu diário mágicko ou 'Livro das sombras sinistro'. Esse mapa entretanto só deve ser adicionado uma vez que o caminho obscuro tiver sido concluído. Portanto, o iniciado começa ao desenhar as sete esferas, nas cores apropriadas das esferas. Então, uma vez que o caminho Noctulius estiver completo, isso é desenhado, e então o caminho Shugara é desenhado e assim por diante. Isso por si só adiciona (embora de uma forma menor) para a integração consciente das energias sendo trazidas permitindo ao iniciado ver - em termos físicos - como os caminhos são conectados as esferas e uns aos outros.

Auto-honestidade e desenvolvimento oculto sinistro

É importante se lembrar que como um iniciado, você fez uma promessa a Satan e os Deuses Obscuros em seguir o caminho sinistro:

'Agora receba esse simbolo como nosso novo desejo e um sinal de seu juramento, esse sigilo de Satan. Esse sinal deverá ser o poder que eu como mestre, meu domínio será sempre parte de você - um simbolo para aqueles que podem ver a marca de nosso príncipe.'

'Eu ...... (afirme o nome escolhido) estou aqui para começar minha busca sinistra! Príncipe das trevas, ouça meu juramento! Baphomet, Senhora da Terra, ouça me! Ouça-me, Deuses Obscuros esperando além do abismo!' (O livro negro de Satan)

 É fácil em tempos de raiva ou cansaço dizer para si mesmo que não importa muito se uma meditação é perdida, se você não tem um anel, ou você não se importa com o aspecto físico, que o rito de iniciação não precisa ser realizado, ou que o ritual do grau de adepto externo não é realmente tão importante. Que, sabendo que você pode fazer isso, não é necessário provar a si mesmo. E assim por diante. E sim, é fácil dizer tais coisas porque isso significa que você não tem que fazer um esforço. Mas o caminho sinistro é difícil e demanda compromisso. É somente esse compromisso, com esforço continuo, com esse ato de vontade pessoal, de desafio individual, que tais mudanças irão ocorrer. Portanto no contexto do trabalho sinistro:

'... a repetição fiel é importante, porque por seguir o procedimento exato, as mudanças requeridas na consciência são produzidas.' (Naos)

Quão fácil é falhar com essas simples afirmações que descreve os próprios meios de adquirir o estágio de adepto sinistro. Talvez se mais iniciados realmente fizessem o que é dito, por virtude de um ato de vontade, então poderiam haver mais adeptos sinistros no mundo. Mas as coisas são como elas são e a fraqueza humana é geralmente a causa de perda de vida, de potencial. Portanto, é necessário, se o iniciado sinistro verdadeiramente procura um entendimento do sinistro que vai mais fundo do que meras palavras,  um entendimento sem palavras que não pode ser retirado dele, para seguir o caminho como afirmado em diversos manuscritos da Ordem. É necessário encarar os desafios que são lançados ao iniciado. Nesse estágio não há necessidade de olhar tão longe a frente. Ao invés disso, é melhor manter a mente e pensamentos no estágio atual, porque seguindo esse estágio agora,  e então o estágio de adepto externo, que as alturas do estágio de adepto sinistro podem finalmente serem alcançados.

Portanto, com isso em mente, apesar do iniciado ter uma tendencia a dizer que não é necessário meditar no sigilo do Deus Obscuro cada noite antes das invocações do trabalho sinistro, tais meditações realmente acrescentam as energias trazidas e, depois que um certo período não especifico tenha passado (dependendo do curso de cada iniciado), o iniciado irá sentir o corpo acausal ao redor do corpo causal.

De iniciado sinistro a adepto sinistro

Como foi afirmado anteriormente, a tradição sinistra não concede títulos ou certificados de adepto através de amizade, dinheiro, sexo ou qualquer outra maneira. O titulo de adepto e o que está além, devem ser batalhado, devem ser buscado ativamente, agora, durante o presente, porque é nesse ponto no tempo em que o futuro desejado pode eventualmente se tornar a realidade presente. Isso é verdadeiro na natureza esotérica do caminho sinistro, e também é verdadeiro dos imperativos aeonicos que estão sendo o esforço de adeptos e mestres sinistros. Pois tal como a tradição sinistra é uma árvore da Wyrd, assim também são as árvores da Wyrd individuais autônomos de cada iniciado e portanto inerentemente cada estágio do caminho contém as sementes de todos os outros estágios.

Porque há tão poucos adeptos sinistros hoje em dia? Talvez porque a tendencia é escrever e falar, tal como típico Qabalista de poltrona pode ou não agir. É por causa desses que buscam fazer a Grande Obra uma realidade em sua própria vida, o fazem somente em seus sonhos; 'Eu queria que eu fosse...' Para um satanista, o desejo é somente um primeiro impulso. Talvez esse impulso seja inconsciente no começo, mas tal é o caminho satanista, em que isso e muitas outras coisas irão se tornar consciente e portanto entendidas. Tal é o método para ganhar sabedoria através de ação prática, através da experiencia.

Talvez, seja verdade dizer que quando, e se, alguém alcança o estágio final de adepto externo, há uma opção mais fácil que não necessite realizar o retiro sinistro, que não é necessário afim de se tornar um adepto. Mas é realmente assim? E isso, realmente não fala muito sobre esses adeptos genuínos que realizaram o retiro sinistro, que pelo menos não mentiram para si mesmos, mas realizaram o rito, com todas as implicações terríveis e medos internos que ele traz...

    Ainda assim, agora mesmo eu não sei o que está afrente
    Agora é a minha hora de procurar a glória dos Deuses
    Que um dia eu possa andar com Satan
    Em seu mundo,
    Com sua esposa
    E que eu também possa se tornar
    Alguma coisa ainda maior que um mortal
    Eu estou deixando para trás,
    O mortal que deve morrer
    Para que um Deus possa nascer. 
   

- Ordem dos Nove Ângulos -

Nenhum comentário:

Postar um comentário