quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Vendendo Água pelo Rio



Questão: O que é satanismo?

Resposta: Satanismo é fundamentalmente um modo de vida – uma filosofia prática de vida. A essência deste caminho é a crença de que todos nós como indivíduos podemos alcançar muito mais do que nós realizamos durante toda nossa vida. Muitas pessoas gastam as oportunidades que a vida reserva, e do que pode ser feito. Nós somos deuses quando nós despertamos.

Como então vocês entendem a magia?
Magia é essencialmente a abertura das áreas da consciência latente dentro de todos – um meio de mudar o indivíduo e o mundo. As técnicas de magia, por exemplo rituais, são simplesmente meios de alcançar isto. Por um longo tempo, magia tem sido entendida como ‘feitiços, conjurações’ e coisas do tipo, e ainda que tais coisas sejam magia, elas são apenas um começo, uma mera intimação do que é a magia real.
  
Vocês frequentemente usam o termo ‘satanismo tradicional’. O que isto significa?
Satanismo tradicional é um termo usado para descrever o caminho sinistro o qual por séculos tem sido ensinado em uma base individual de Mestre (ou Mestra) a pupilo. A este caminho pertence o Sistema Septenário, Canto Esotérico, o compreensivo treino de noviços (incluindo o desenvolvimento do lado físico), o Jogo Estelar, e – mais importante – o sistema Interno de magia (os Rituais de Grau etc.). Este caminho é também conhecido como o Caminho Septenário.

Eu tenho escutado sobre La Vey e sua ‘Bíblia Satânica’. Como o Caminho Septenário difere de seu satanismo e daqueles que seguem suas opiniões?

La Vey prega o que pode ser descrito como a concepção popular e da mídia sobre satanismo – a figura satânica, de robe negro – juntamente com o ‘princípio do prazer’ e alguma magia simples, misturado isto com a cabala, vários mitos históricos e lendas ligadas ao lado negro, e servindo o lote completo sobre uma audiência ingênua. O conjunto de ideias foi elegantemente patético – embora isto tenha providenciado alguma excitação para alguns. Não havia nenhuma substancia em La Vey ou sua ‘Igreja’: nenhum caminho, direção ou  senda interna. Nada original.
O Caminho Septenário, pelo contrário, possui direção, e vai além do tipo externo de magia implícita em ambos os ‘princípios de prazer’ e feitiçaria ordinária. Isto oferece ao indivíduo o difícil (e as vezes perigoso) caminho para Adepto genuíno – para auto-domínio, auto-excelência e ultimamente sabedoria. Isto não é um refúgio para o neurótico, de determinação fraca ou o auto-iludido, mas especialmente um desafio de coragem.
Aqueles que seguem os passos de La Vey (como um recente ‘Templo’ faz) tem adicionado muito pouco a isso – eles são ainda vítimas do ‘jogo de papeis’, ainda acorrentado pela auto-ilusão (frequentemente acerca de suas habilidades mágicas) e ainda desprovido não apenas de auto-percepção mas também de espontaneidade o qual é uma das marcas de um Adepto genuíno. Eles concernem si mesmos ainda com a nomeação de títulos insignificantes, procuram membros e o reconhecimento das ‘autoridades’. Eles ensinam a mesma confusão histórica como La Vey e possuem uma originalidade zero.
Eles tem falhado para entender que a abordagem cerimonial, ritualística e ‘teórica’ é somente o primeiro e pequeno passo ao progresso interno. Por causa disso, não pode haver um ‘Templo’ organizado, nem uma 'autoridade’ dentro disto, e nem há conversões ou entregas de grau/iniciação ou títulos. No caminho genuíno, existe apenas, uma certa guia limitada, e o esforço do indivíduo através da experiência.

Mas certamente os rituais são importantes e.g a Missa Negra?
Sim - mas apenas nos estágios iniciais do Caminho, quando o noviço/iniciado está descobrindo as forças ocultas (ou mágicas) da natureza e de si mesmos, e é corajoso para andar ao longo do caminho para adepto.
Rituais cerimoniais e herméticos são o domínio do noviço e do ‘Adepto Externo’ são indicadores do que está além.
  
Que é qual?
Primeiro, o descobrimento do Destino único desse indivíduo, segundo a vivência desse Destino, e terceiro, por aqueles a quem esse Destino se torna realizado por tal vivência, o cruzamento do Abismo. Do Abismo o Mestre e Mestra nascem Tudo isto leva muitos anos.

Então qual é o propósito de sua Ordem?
Oferecer nossos ensinamentos e guia para aqueles que podem estar interessados. Em tempos prévios, os ensinamentos permaneceram secretos, mas isto não é necessário agora: a oportunidade é aberta para todos.

Mas vocês não são ainda secretos?
Sim e não. Aqueles que procuram com esforço irão nos achar, e aqueles que possuem vontade sincera não são postos de fora pelos obstáculos postos em seu caminho (às vezes por nós mesmos). Para aqueles que são colocados, há vários outros grupos por aí.

E a respeito das Iniciações?
Nós não oferecemos iniciação – os candidatos alcançam iniciação. Nós não oferecemos nem prêmios (por dinheiro ou qualquer outra coisa) Ritual de Grau ou títulos de qualquer espécie: estes são novamente alcançados pelos indivíduos, através de seu trabalho particular, sofrimento, terror e prazer. Nós simplesmente guiamo-os para a auto-realização naquilo que, e.g., os Rituais de Grau representam. Qualquer outro caminho é simplesmente fraude e auto-enganação.
Os Rituais de Grau - o qual significa diferentes estágios de realização ao longo do Caminho Septenário - podem ser comparados como correr em uma corrida. Ou você corre, ou não; e se você corre, ou você vence (alcançando o objetivo) ou não. Você pode simular para si mesmo que você tem corrido e feito, mas no final você está enganando apenas a si mesmos.
  
O que são, então, os Rituais de Grau?

Eles são tarefas, simples na forma, mas difíceis de completar com sucesso. Por exemplo, o Ritual de Grau do Adepto Interno simplesmente se trata do candidato em viver totalmente sozinho e isolado por no mínimo três meses: fora de qualquer de nossas ‘conveniências’/tecnologia modernas, e sem falar com ninguém. Simples de descrever - difícil de realizar. O ‘ritual’ é a mudança (alquímica) o qual ocorre no indivíduo por virtude de viver assim por pelo menos três meses. Assim como a isolação primitiva cria o Adepto, trazendo uma maestria genuína de magia e uma auto-percepção durável.
É a intenção da Ordem publicar todos os Rituais de Grau no próximo volume de ‘Fenrir’.

Retornando agora para a concepção popular de satanismo, o quue pode ser dito sobre sacrifícios, a chantagem de membros, crimes sexuais e assim por diante?

O Satanismo se refere – no seu inicio – em despertar a consciência (ou liberação) de nossa natureza negra ou sombria. No passado, certas experiências foram frequentemente experimentadas afim de conseguir isso, e algumas destas experiências foram frequentemente desaprovadas pela sociedade ‘convencional’. Algumas dessas também foram consideradas como ‘ilegais’. Mas gradualmente (pelo menos no satanismo tradicional) um caminho foi achado para um ‘curto-circuito’ destas experiências evolucionárias o qual aprimora a consciência e assim como a sabedoria daqueles que se submetem – se eles sobrevivem, claro. Assimse desenvolveu a Magia Interna. Isto capacitou a experiência do lado negro, e sua integração, bem como fez possível o que está além.
Este sistema tem sido gradualmente refinado e aprimorado, e ainda que evite a areia movediça da criminalidade, mesmo assim não falta perigo ou dificuldade. Isto oferece, em resumo, a essência destilada destes milhares de anos de entendimento evolucionário – e faz possível o próximo estágio de nossa evolução como uma espécie: Homo Galáctica.

Vocês enfatizam o desenvolvimento do lado físico. Por quê?
Porque o satanismo tradicional mira desenvolver o indivíduo integral – mente, corpo e caráter. Nós damos aos nossos noviços testes físicos difíceis (assim como correr 20 milhas em 2 ½ horas – a indivíduos saudáveis são naturalmente dadas tarefas mais difíceis) porque o esforço para tais objetivos, e sua realização, desenvolve qualidades necessárias em qualquer Adepto. Eles são testes de determinação e caráter, e diferencia o sério do patético. O empenho também cria um prazer físico, incrementando na vitalidade da pessoa.
  
Eu encontrei alguém recentemente que reclamou ser um ‘Mestre’. Eu tive minhas dúvidas sobre ele. Existe algum meio de identificar um Mestre genuíno?
A resposta deveria ser óbvia. Um Mestre é alguém que tem passado além do Abismo, o estágio além do Adepto. Consequentemente ele será um tanto objetivo: intenso e sério, mas também natural, espontâneo e totalmente alegre (quase brincalhão, algumas vezes). Mas talvez mais do que tudo, ele não tomará a si mesmo muito seriamente, e ele certamente não desempenhará um ‘papel’ ou realizará a expectativa de noviços (e.g. por usar adorno, cultivando um olhar ‘demoníaco’ e respondendo questões misteriosamente). Ele irá possuir essa qualidade ilusiva – carisma natural.

E a respeito de riqueza – e poder? Certamente todos os Mestres Satânicos possuem isto?

Alguns sim, alguns não. A marca de um Mestre não é nenhuma riqueza nem poder, mas realização – de sabedoria, proficiência nas artes esotéricas, e criação original (e.g. como aumento do conhecimento humano, criatividade artística). O Destino de cada Mestre é diferente, como é o estilo de vida no qual reflete esse destino. Por exemplo, dos quatro Mestres que existem no Ocidente neste momento, um vive de certa forma uma existência isolada com poucas posses materiais, enquanto os outros vivem em um certo luxo e esplendor. O primeiro se interessa primeiramente com magia aeonica, enquanto os segundos ensinam uns poucos pupilos.
Mestres Genuínos não obedecem alguma outra expectativa ou ideia: eles são individuais, e únicos.

Vocês cultuam um ser chamado Satan?

Satanistas genuínos não adoram qualquer coisa – nem mesmo a si próprios. O que é fundamental para o satanismo, é um desejo de superar, de aceitar desafios e de procurar o conhecimento e entendimento. Um satanista genuíno prefere morrer – alegre e desafiante – do que se submeter a qualquer um ou qualquer coisa. Muitas pessoas gastam suas vidas e morrem velhas e miseráveis: o satanista alegra-se na vida e aventura, e conhecem o exato tempo de morrer, pois os desafios nunca acabam. Esta forma de vida é severa, e esta forma de morrer gera medo entre a multidão fraca que prefere conforto e segurança do que o êxtase de viver no limite como deuses.
A respeito de Satan – cada Iniciado descobre a realidade por si mesmo. Tudo o que precisa ser dito é que há forças externas além da psique de um indivíduo: a magia do satanista genuíno é identidade com estas forças externas escuras, não um medo delas e certamente não uma submissão. Isto, claro, é de certa forma perigoso – mas o forte sobrevive, e o fraco perece. Uma boa maneira de se livrar do fraco.

Então, fundamentalmente, você diria que satanismo é o caminho o qual você vive sua vida?
Sim, como eu indiquei no princípio. Magia – de qualquer tipo – aumenta sua vida, e é um caminho para  a sabedoria e aumento da vitalidade. Artes mágicas são importantes no princípio, porém mais importante de tudo é nossa atitude para a vida e nosso modo de viver. É por causa disso que nós desprezamos a filosofia do Nazareno – o satanista é orgulhoso, forte, desafiante, enquanto um Nazareno tem medo de viver, medo de morrer e é mentalmente doente: sobrecarregado pela culpa e inveja. O manso adota a paz porque eles sabem que a força iria destruí-los – então eles infectam o forte com a doença do ‘pacifismo’ e com a culpa, porque eles são fortes.

Mas certamente essa filosofia particular – de, como você chama isto, o ‘Nazareno’ – está morrendo hoje em dia.

Como uma religião organizada, pode ser – mas desde uns duzentos anos atrás, esta filosofia venenosa tem brotado várias formas políticas e pseudo-políticas, e estas são formas que corroem nossa vitalidade. Tem existido algumas poucas tentativas para cortar fora o câncer – mas eles tem lamentavelmente falhado, e o câncer cresce e se alastra.
  
O que, então, vocês podem fazer?
Por que nós deveríamos fazer alguma coisa? Muitas pessoas são estúpidas e merecem seu destino. Nós oferecemos uma alternativa – aqueles que têm nem que seja um pouco do espírito de Prometeu será atraído para nós e assim terão a oportunidade de dominar seu próprio Destino. Isto está à altura de cada um e cada indivíduo: nós podemos apontar o caminho, mas eles devem fazer o esforço para caminhar ao longo deste.

Tradutor desconhecido
Revisão: AShTarot Cognatus
- Ordem dos Nove Ângulos -

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